
Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) promoveram um ato na Avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (3), que reuniu cerca de 57.600 pessoas, segundo levantamento do PoderData divulgado nesta segunda-feira. O número é superior ao registrado no ato realizado em 29 de junho de 2025, quando Bolsonaro reuniu aproximadamente 16.400 apoiadores na mesma avenida.
O ex-presidente não participou do evento, pois está proibido de sair de casa aos finais de semana e cumpre toque de recolher das 19h às 7h durante a semana, conforme determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Segundo o PoderData, a estimativa de público foi realizada com base em fotos aéreas captadas por drone entre 15h e 15h20, no momento de maior concentração, durante o discurso do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que falou por cerca de 15 minutos a partir das 15h09. A área ocupada foi medida utilizando o Google Earth, classificando a densidade dos manifestantes entre uma e cinco pessoas por metro quadrado, resultando em uma estimativa aproximada de 57.600 participantes.
Ainda conforme o PoderData, esse tipo de estimativa pode variar devido ao movimento dos manifestantes e à dificuldade de visualização em áreas cobertas por árvores ou marquises.
Os atos da direita também acontecem dias depois de o governo Donald Trump, dos Estados Unidos, anunciar a inclusão de Moraes na lista de sancionados pela Lei Magnitsky, em 30 de julho. Políticos de oposição comemoraram a decisão dos EUA.
Fonte; Gazeta Brasil.




Nenhum comentário:
Postar um comentário