
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) publicou, nesta terça-feira (17), uma retratação após decisão da Justiça do Distrito Federal relacionada a uma imagem compartilhada em suas redes sociais. A montagem mostrava o ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado do banqueiro Daniel Vorcaro, fundador do Banco Master, e do ex-presidente do Banco Central Roberto Campos Neto.
A publicação original foi feita em 1º de fevereiro de 2026. No dia 13, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal determinou que o parlamentar esclarecesse, em todas as suas redes sociais, que a imagem havia sido produzida por inteligência artificial e que o encontro retratado nunca ocorreu.
Embora Correia já tivesse apagado o conteúdo e afirmado anteriormente que se tratava de uma “imagem simbólica”, a juíza Patrícia Vasques Coelho entendeu que a postagem alcançou milhares de pessoas e poderia ter causado danos à reputação do ex-chefe do Executivo.
Em nova publicação na plataforma X, o deputado declarou: “A publicação da minha conta continha imagem produzida por inteligência artificial, na qual eram mencionados Daniel Vorcaro, Roberto Campos Neto e Jair Messias Bolsonaro. Esclareço que o encontro retratado não ocorreu, tratando-se de montagem digital gerada por IA”.
O descumprimento da decisão judicial poderia resultar em multa diária de R$ 10 mil, limitada inicialmente a R$ 50 mil.
Eis a íntegra da retratação do parlamentar:
Conforme já havia informado, a publicação realizada em 01/02/2026, por meio da minha conta na plataforma X (antigo Twitter), continha imagem produzida por inteligência artificial, na qual eram mencionados Daniel Vorcaro, Roberto Campos Neto e Jair Messias Bolsonaro.
Esclareço que o encontro retratado na referida imagem não ocorreu, tratando-se de montagem digital gerada por IA a partir de conteúdos que circulavam amplamente nas redes sociais.
A postagem foi removida por mim em 02/02/2026.




Nenhum comentário:
Postar um comentário